Apresentação
A III Mostra Científica das Faculdades Prisma aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2018, nas dependências da própria faculdade, o evento foi programado pela Coordenadoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPEX).
Houve a exposição dos trabalhos realizados em diferentes áreas do conhecimento pelos acadêmicos do curso Licenciatura em Química das Faculdades Prisma, o evento contou com palestras, mesa redonda e mini-cursos ministrados por profissionais de cada setor.
A III Mostra Científica das Faculdades é uma iniciativa que visa estimular e divulgar a produção de trabalhos científicos, com o intuito de despertar nos alunos o desenvolvimento de atividades de pesquisa, buscando o aprendizado de técnicas e métodos científicos, bem como o desenvolvimento da mentalidade científica e da criatividade.
Edital
EDITAL DE NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO SIMPLES
Montes Claros/MG, 05 de Setembro de 2018.
A Coordenadoria de Ensino, Pesquisa e Extensão – COEPEX – das Faculdades Prisma tem o prazer de divulgar, por meio deste documento, as normas para os resumos simples destinados à publicação na III MOSTRA CIENTÍFICA DAS FACULDADES PRISMA, juntamente com os prazos de submissão e endereço eletrônico para o envio.
MODALIDADE DE RESUMO SIMPLES PARA ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - COEPEX
- Normas para o resumo simples:
- O título do resumo simples deverá ser centralizado, escrito em CAIXA ALTA e ter no máximo 200 caracteres, incluindo os espaços.
- O texto do resumo simples deverá ter no máximo 2500 caracteres, incluindo os espaços. O texto deverá ser estruturado, contendo objetivos, metodologia, resultados e conclusão em um parágrafo único e justificado. Os termos: Objetivos, Metodologia, Resultados e Conclusão deverão vir em negrito.
- Uso de 3 a 5 palavras-chave.
- A margem superior deve ser de 5 cm, as demais margens (inferior, direita e esquerda) deverão ser de 2 cm. É imprescindível que se respeitem as margens para que o cabeçalho do evento seja inserido na confecção dos anais. A fonte do texto é o Times New Roman (tamanho 10, espaçamento simples, justificado).
- Deve ser mencionado o apoio financeiro (se existir) ao final do texto em linha separada em itálico e alinhado à direita.
- Cada resumo poderá ter até 4 (quatro) autores (1 autor e 3 coautores), o primeiro nome será o do apresentador do trabalho. Os nomes dos autores e co-autores NÃO DEVERÃO ser escritos no resumo, sob pena de indeferimento.
- Antes da efetiva submissão do trabalho deve ser feita criteriosa revisão das informações, texto, grafia, etc, pois não serão aceitos quaisquer ajustes após o trabalho ter sido submetido.
- A Comissão Organizadora pode aceitar, ou não, o trabalho enviado, em caráter irrevogável não cabendo recurso contra sua decisão.
- Todas as informações contidas nos trabalhos são de inteira responsabilidade dos autores e coautores.
- Todos os trabalhos serão apresentados na forma de pôster (cujas normas de confecção serão disponibilizadas no ato da inscrição).
PRAZO DE ENVIO E ENDEREÇO ELETRÔNICO
- Prazo-limite para submissão dos resumos: 21 de Setembro de 2017.
- Endereço eletrônioc: [email protected]
INSCRIÇÃO
Todos os envolvidos no trabalho, autor e co-autores, devem estar inscritos no evento e realizar a taxa de submissão (R$ 10,00 – cada participante / com direito a participação em todas as atividades da Mostra); somente após a confirmação do pagamento é que será realizada a avaliação do trabalho pela comissão científica da COEPEX.
Atenciosamente,
Coordenação COEPEX
Prof.ª Ms. Laís Maia e Figueiredo
Núcleo de Pesquisa - COEPEX
Prof.ª Esp. Laicy Leni Pereira Gomes Silva
Núcleo de Ensino - COEPEX
Prof.ª Esp. Soraya Cavalcante Nunes Ottoni
Núcleo de Extensão - COEPEX
ENEM 2016: UMA ANÁLISE CRÍTICA ACERCA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Objetivo: Fazer uma análise crítica dos resultados da prova do ENEM no ano de 2016, focando na grande área Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Metodologia: As informações foram coletadas no Relatório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira – INEP, disponível no portal eletrônico do próprio instituto e consultado em 22/09/2017. Resultados: A nota do ENEM é calculada pelo por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo estatístico que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis. Para o cálculo da nota, leva-se em conta não apenas o número de acertos do candidato, mas também o nível de dificuldade de cada item. As perguntas são divididas previamente em grupos: fáceis, médias e difíceis. Elas estão misturadas ao longo da prova e não estão sinalizadas, o estudante não sabe qual questão pertence a qual grupo. Através de estatísticas e teorias matemáticas, a TRI analisa as respostas do aluno: se constata que ele errou muitas perguntas da categoria “fácil” e acertou muitas perguntas da categoria “difícil”, considera o fato estatisticamente improvável e deduz que ele chutou. Assim, a média do aluno que chutou cai. No final, a nota não depende apenas do valor absoluto de acertos. Depende também da dificuldade das questões que se acertou ou errou. Tomando o TRI por metodologia, observa-se que na edição de 2016 a grande área Ciências da Natureza e suas Tecnologias, em que se inclui a Química, obteve o pior desempenho entre os estudantes do país. Com uma média de 482,3 pontos e 3.109 estudantes que zeraram a prova, nos faz refletir sobre como estas disciplinas tem sido trabalhada nas escolas. Restringindo à Química, um dos fatores que justificam este baixo desempenho é o seu ensino descontextualizado. Basicamente a química foi desenvolvida por físicos, que exploram de rigorosos conceitos matemáticos para explicar o funcionamento do mundo. Isso por si só, tornaria a química uma disciplina complexa. Quando associado a forma arcaica em que ela é ministrada, através de simples leituras e decodificações de símbolos e fórmulas nos livros, dificilmente reverteremos este quadro. Conclusão: Nota-se um baixo desempenho nesta grande área na prova do ENEM. Parte deste baixo desempenho pode ser atribuído a forma como as disciplinas, em especial a química, é ministrada nas escolas. Enquanto mantermos estes paradigmas das aulas puramente verbalizadas, dificilmente obteremos resultados mais satisfatórios.
Palavras-chave: ENEM; Contextualização do ensino; Química.
Programação do evento
III Mostra científica – 2°/2018
1° dia 25/09/2018
ADMINISTRAÇÃO
19:00 Paletra: “CRA mais que um conselho”
20:00 Palestra: “A transformação da Administração: novos tempos, novas tendências”
Palestrante: Ramon Alves - Delegado CRA (Conselho Regional de Administração de Montes Claros)
21:00 Palestra: “Organizações exponenciais”
Palestrante: Jacinto Henriques – Diretor Industrial Coteminas
L. QUÍMICA
19:00 Palestra: Um caso de sucesso na licenciatura.
Palestrante: Maria Vieira Roosevelt
21:00 Palestra: Conhecendo a pós graduação Stricto Sensu
Palestrante: Luciana Helena Veloso Rocha
2° dia 26/09/2018
ADMINISTRAÇÃO
19:00 Palestra: “Gestão de riscos”
Palestrante: Eustáquio Eleutério do Couto Júnior – Sócio proprietário da lojaonline.com
Oficinas/minicursos
21:00 - “Um Pitch quase perfeito”
Convidado: Helder Lopes Oliveira (empreendedor, professor universitário)
21:00 - “Modelo Canvas de negócios: Como inovar em modelos de negócios”
Convidado: Wilker Iuri Souza (empreendedor)
L. QUÍMICA
19:00 Palestra: A química forense na identificação papiloscópica.
Palestrante: Karyne de Castro Lacerda
3° dia 27/09/2018
ADMINISTRAÇÃO E L. QUÍMICA
19:00 - Apresentação de Banners
ADMINISTRAÇÃO
21:00 - “Grupo 3 Corações: case de sucesso em Montes Claros”
Convidado: Emerson Cley (Gestor Comercial)
Lista de avaliadores e autores
BANNER 01: JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DA QUÍMICA
Autor: Maria Tereza Rodrigues
Ori.: Karyne de Castro Lacerda
Avaliador: Máximo
BANNER 02: O COMÉRCIO DE PLANTAS MEDICINAIS EM FEIRAS LIVRES NA CIDADE DE MONTES CLAROS
Autor: Luiza Carolina Martins Gonçalves/ Francisco Guimarães de Souza
Ori.: Verônica de Melo Sacramento
Avaliador: Francine
BANNER 03: DESAFIOS PARA A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE COMBATE ÀS DROGAS: UMA ANÁLISE INVESTIGATIVA DAS RELAÇÕES EDUCACIONAIS
Autor: Emerson Medeiros do Carmo
Ori.: Laicy
Avaliador: Meirielle
BANNER 04: OFICINA DE CHÁS NO ENSINO DE QUÍMICA
Autor: Ana Flávia de Jesus Pereira.
Orientadora: Francine Souza Alves da Fonseca.
Coorientadora: Laís Maia e Figueiredo.
Avaliador: Soraya
BANNER 05: ENSINO DE LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA CAPACITAÇÃO PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO AMBIENTE ESCOLAR
Autor: Anne Caroline Oliveira Araújo/ Venâncio Gonçalves dos Santos
Orient: Sávio Miranda
Avaliador: Laicy
BANNER 06: O ENSINO DIDÁTICO DE QUÍMICA ATRAVÉS DOS PROCESSOS DE FERMENTAÇÃO
Autor: Matheus Filipe Ramos Souza
Orient: Francine Souza Alves da Fonseca
Coorientadora: Laís Maia e Figueiredo.
Avaliador: Sávio
BANNER 07: COSMÉTICOS NO ENSINO DA QUÍMICA
Autor: Lorenna Ribeiro Silva
Orientadora: Francine Souza Alves da Fonseca.
Co-orient: Laís Maia e Figueiredo.
Avaliador: Verônica
BANNER 08: MADEIRA ARTIFICIAL: APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Autor: Camilla Goulart Pimenta/ Carla Mikaelle Pereira de Jesus
Orient: Soraya Cavalcante Nunes Ottoni
Avaliador: Lais
BANNER 09: A QUÍMICA SUSTENTÁVEL NO MUNDO TEXTIL
Autor: Gustavo Rodrigues Pêgo
Orientadora: Karyne de Castro Lacerda
Avaliador: Marlise
BANNER 10: UMA ANÁLISE SOBRE A REALIDADE DO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MONTES CLAROS – MG
Autor: Cláudia Simões Silva Dionísio/ Thamiris Thayná Rocha de Paula
Orientador: Sávio Miranda
Avaliador: Meirielle
BANNER 11: A DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA
Autor: Daniela de Jesus Oliveira
Orientador: Sávio Miranda
Avaliador: Máximo
BANNER 12: MARIE CURIE E SUAS INFLUÊNCIAS CIENTÍFICAS NA QUÍMICA
Autor: Luiz Fernando Melo Aquino/ Jair da Silva Cunha Junior/ Victor Junior Soares Fernandes/ Alex Sandro Mendes de Oliveira Junior
Avaliador: Francine
BANNER 13: HOMOFOBIA NAS ESCOLAS: DESAFIOS E PARADIGMAS
Autor: Brunno Cavalcante Silva/ Renata Nascimento
Orientadora: Soraya Ottoni
Avaliador: Sávio
BANNER 14: A PRÁTICA DA COMPOSTAGEM NO ENSINO DA QUÍMICA
Autor: Cleonice Soares dos Santos Júnia/ Kauane Ramos Celestino da Silva
Orientadora: Francine Souza Alves da Fonseca
Co-Orient: Laís Maia e Figueiredo
Avaliador: Soraya
BANNER 15: UTILIZAÇÃO DE PIGMENTOS ORGÂNICOS NO ENSINO DA QUÍMICA
Autor: Uciele Feitosa Monção
Orient: Laís Maia e Figueiredo
Co-Orient: Francine Fonseca
Avaliador: Marlise