Mostra Científica (FACULDADES PRISMA)
Publicado em: 13/03/2019

Apresentação

A III Mostra Científica das Faculdades Prisma aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2018, nas dependências da própria faculdade, o evento foi programado pela Coordenadoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPEX).

Houve a exposição dos trabalhos realizados em diferentes áreas do conhecimento pelos acadêmicos do curso Licenciatura em Química das Faculdades Prisma, o evento contou com palestras, mesa redonda e mini-cursos ministrados por profissionais de cada setor.

A III Mostra Científica das Faculdades é uma iniciativa que visa estimular e divulgar a produção de trabalhos científicos, com o intuito de despertar nos alunos o desenvolvimento de atividades de pesquisa, buscando o aprendizado de técnicas e métodos científicos, bem como o desenvolvimento da mentalidade científica e da criatividade.

Edital

EDITAL DE NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO SIMPLES

 

Montes Claros/MG, 05 de Setembro de 2018.

 

A Coordenadoria de Ensino, Pesquisa e Extensão – COEPEX – das Faculdades Prisma tem o prazer de divulgar, por meio deste documento, as normas para os  resumos simples destinados à publicação na III MOSTRA CIENTÍFICA DAS FACULDADES PRISMA, juntamente com os prazos de submissão e endereço eletrônico para o envio.

 

MODALIDADE DE RESUMO SIMPLES PARA ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - COEPEX

  • Normas para o resumo simples:
    • O título do resumo simples deverá ser centralizado, escrito em CAIXA ALTA e ter no máximo 200 caracteres, incluindo os espaços.
    • O texto do resumo simples deverá ter no máximo 2500 caracteres, incluindo os espaços. O texto deverá ser estruturado, contendo objetivos, metodologia, resultados e conclusão em um parágrafo único e justificado. Os termos: Objetivos, Metodologia, Resultados e Conclusão deverão vir em negrito.
    • Uso de 3 a 5 palavras-chave.
    • A margem superior deve ser de 5 cm, as demais margens (inferior, direita e esquerda) deverão ser de 2 cm. É imprescindível que se respeitem as margens para que o cabeçalho do evento seja inserido na confecção dos anais. A fonte do texto é o Times New Roman (tamanho 10, espaçamento simples, justificado).
    • Deve ser mencionado o apoio financeiro (se existir) ao final do texto em linha separada em itálico e alinhado à direita.
    • Cada resumo poderá ter até 4 (quatro) autores (1 autor e 3 coautores), o primeiro nome será o do apresentador do trabalho. Os nomes dos autores e co-autores NÃO DEVERÃO ser escritos no resumo, sob pena de indeferimento.
    • Antes da efetiva submissão do trabalho deve ser feita criteriosa revisão das informações, texto, grafia, etc, pois não serão aceitos quaisquer ajustes após o trabalho ter sido submetido.
    • A Comissão Organizadora pode aceitar, ou não, o trabalho enviado, em caráter irrevogável não cabendo recurso contra sua decisão.
    • Todas as informações contidas nos trabalhos são de inteira responsabilidade dos autores e coautores.
    • Todos os trabalhos serão apresentados na forma de pôster (cujas normas de confecção serão disponibilizadas no ato da inscrição).

PRAZO DE ENVIO E ENDEREÇO ELETRÔNICO

 

  • Prazo-limite para submissão dos resumos: 21 de Setembro de 2017.
  • Endereço eletrônioc: [email protected]

 

 

INSCRIÇÃO

Todos os envolvidos no trabalho, autor e co-autores, devem estar inscritos no evento e realizar a taxa de submissão (R$ 10,00 – cada participante / com direito a participação em todas as atividades da Mostra); somente após a confirmação do pagamento é que será realizada a avaliação do trabalho pela comissão científica da COEPEX.

Atenciosamente,

Coordenação COEPEX

 

Prof.ª Ms. Laís Maia e Figueiredo

Núcleo de Pesquisa - COEPEX

 

Prof.ª Esp. Laicy Leni Pereira Gomes Silva

Núcleo de Ensino - COEPEX

 

Prof.ª Esp. Soraya Cavalcante Nunes Ottoni

Núcleo de Extensão - COEPEX

ENEM 2016: UMA ANÁLISE CRÍTICA ACERCA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Objetivo: Fazer uma análise crítica dos resultados da prova do ENEM no ano de 2016, focando na grande área Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Metodologia: As informações foram coletadas no Relatório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira – INEP, disponível no portal eletrônico do próprio instituto e consultado em 22/09/2017. Resultados: A nota do ENEM é calculada pelo por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo estatístico que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis. Para o cálculo da nota, leva-se em conta não apenas o número de acertos do candidato, mas também o nível de dificuldade de cada item. As perguntas são divididas previamente em grupos: fáceis, médias e difíceis. Elas estão misturadas ao longo da prova e não estão sinalizadas, o estudante não sabe qual questão pertence a qual grupo. Através de estatísticas e teorias matemáticas, a TRI analisa as respostas do aluno: se constata que ele errou muitas perguntas da categoria “fácil” e acertou muitas perguntas da categoria “difícil”, considera o fato estatisticamente improvável e deduz que ele chutou. Assim, a média do aluno que chutou cai. No final, a nota não depende apenas do valor absoluto de acertos. Depende também da dificuldade das questões que se acertou ou errou. Tomando o TRI por metodologia, observa-se que na edição de 2016 a grande área Ciências da Natureza e suas Tecnologias, em que se inclui a Química, obteve o pior desempenho entre os estudantes do país. Com uma média de 482,3 pontos e 3.109 estudantes que zeraram a prova, nos faz refletir sobre como estas disciplinas tem sido trabalhada nas escolas. Restringindo à Química, um dos fatores que justificam este baixo desempenho é o seu ensino descontextualizado. Basicamente a química foi desenvolvida por físicos, que exploram de rigorosos conceitos matemáticos para explicar o funcionamento do mundo. Isso por si só, tornaria a química uma disciplina complexa. Quando associado a forma arcaica em que ela é ministrada, através de simples leituras e decodificações de símbolos e fórmulas nos livros, dificilmente reverteremos este quadro. Conclusão: Nota-se um baixo desempenho nesta grande área na prova do ENEM. Parte deste baixo desempenho pode ser atribuído a forma como as disciplinas, em especial a química, é ministrada nas escolas. Enquanto mantermos estes paradigmas das aulas puramente verbalizadas, dificilmente obteremos resultados mais satisfatórios.

Palavras-chave: ENEM; Contextualização do ensino; Química.

 

Programação do evento

 

III Mostra científica – 2°/2018

 

1° dia 25/09/2018

ADMINISTRAÇÃO

19:00 Paletra: “CRA mais que um conselho”

20:00 Palestra: “A transformação da Administração: novos tempos, novas tendências”

Palestrante: Ramon Alves - Delegado CRA (Conselho Regional de Administração de Montes Claros)

21:00 Palestra: “Organizações exponenciais”

Palestrante: Jacinto Henriques – Diretor Industrial Coteminas

L. QUÍMICA

19:00 Palestra: Um caso de sucesso na licenciatura.

Palestrante: Maria Vieira Roosevelt

21:00 Palestra: Conhecendo a pós graduação Stricto Sensu

Palestrante: Luciana Helena Veloso Rocha

 

2° dia 26/09/2018

ADMINISTRAÇÃO

19:00 Palestra: “Gestão de riscos”

Palestrante: Eustáquio Eleutério do Couto Júnior – Sócio proprietário da lojaonline.com

Oficinas/minicursos

21:00 - “Um Pitch quase perfeito”

Convidado: Helder Lopes Oliveira (empreendedor, professor universitário)

21:00 - “Modelo Canvas de negócios: Como inovar em modelos de negócios”

Convidado: Wilker Iuri Souza (empreendedor)

L. QUÍMICA

19:00 Palestra: A química forense na identificação papiloscópica.

Palestrante: Karyne de Castro Lacerda

 

3° dia 27/09/2018

ADMINISTRAÇÃO E L. QUÍMICA

19:00 - Apresentação de Banners

ADMINISTRAÇÃO

21:00 - “Grupo 3 Corações: case de sucesso em Montes Claros”

Convidado: Emerson Cley (Gestor Comercial)

 

Lista de avaliadores e autores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BANNER 01: JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DA QUÍMICA

Autor: Maria Tereza Rodrigues

Ori.: Karyne de Castro Lacerda

Avaliador: Máximo

 

BANNER 02: O COMÉRCIO DE PLANTAS MEDICINAIS EM FEIRAS LIVRES NA CIDADE DE MONTES CLAROS

Autor: Luiza Carolina Martins Gonçalves/ Francisco Guimarães de Souza

Ori.: Verônica de Melo Sacramento

Avaliador: Francine

 

BANNER 03: DESAFIOS PARA A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE COMBATE ÀS DROGAS: UMA ANÁLISE INVESTIGATIVA DAS RELAÇÕES EDUCACIONAIS

Autor: Emerson Medeiros do Carmo

Ori.: Laicy

Avaliador: Meirielle

 

BANNER 04: OFICINA DE CHÁS NO ENSINO DE QUÍMICA

Autor: Ana Flávia de Jesus Pereira.

Orientadora: Francine Souza Alves da Fonseca.

Coorientadora: Laís Maia e Figueiredo.

Avaliador: Soraya

 

BANNER 05: ENSINO DE LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA CAPACITAÇÃO PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO AMBIENTE ESCOLAR

Autor: Anne Caroline Oliveira Araújo/ Venâncio Gonçalves dos Santos

Orient: Sávio Miranda

Avaliador: Laicy

 

BANNER 06: O ENSINO DIDÁTICO DE QUÍMICA ATRAVÉS DOS PROCESSOS DE FERMENTAÇÃO

Autor: Matheus Filipe Ramos Souza

Orient: Francine Souza Alves da Fonseca

Coorientadora: Laís Maia e Figueiredo.

Avaliador: Sávio

 

BANNER 07: COSMÉTICOS NO ENSINO DA QUÍMICA

Autor: Lorenna Ribeiro Silva

Orientadora: Francine Souza Alves da Fonseca.

Co-orient: Laís Maia e Figueiredo.

Avaliador: Verônica

 

BANNER 08: MADEIRA ARTIFICIAL: APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Autor: Camilla Goulart Pimenta/ Carla Mikaelle Pereira de Jesus

Orient: Soraya Cavalcante Nunes Ottoni

Avaliador: Lais

 

BANNER 09: A QUÍMICA SUSTENTÁVEL NO MUNDO TEXTIL

Autor: Gustavo Rodrigues Pêgo

Orientadora: Karyne de Castro Lacerda

Avaliador: Marlise

 

BANNER 10: UMA ANÁLISE SOBRE A REALIDADE DO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MONTES CLAROS – MG

Autor: Cláudia Simões Silva Dionísio/ Thamiris Thayná Rocha de Paula

Orientador: Sávio Miranda

Avaliador: Meirielle

 

BANNER 11: A DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA

Autor: Daniela de Jesus Oliveira

Orientador: Sávio Miranda

Avaliador: Máximo

 

BANNER 12: MARIE CURIE E SUAS INFLUÊNCIAS CIENTÍFICAS NA QUÍMICA

Autor: Luiz Fernando Melo Aquino/ Jair da Silva Cunha Junior/ Victor Junior Soares Fernandes/ Alex Sandro Mendes de Oliveira Junior

Avaliador: Francine

 

BANNER 13: HOMOFOBIA NAS ESCOLAS: DESAFIOS E PARADIGMAS

Autor: Brunno Cavalcante Silva/ Renata Nascimento

Orientadora: Soraya Ottoni

Avaliador: Sávio

 

BANNER 14: A PRÁTICA DA COMPOSTAGEM NO ENSINO DA QUÍMICA

Autor: Cleonice Soares dos Santos Júnia/ Kauane Ramos Celestino da Silva

Orientadora: Francine Souza Alves da Fonseca

Co-Orient: Laís Maia e Figueiredo

Avaliador: Soraya

 

BANNER 15: UTILIZAÇÃO DE PIGMENTOS ORGÂNICOS NO ENSINO DA QUÍMICA

Autor: Uciele Feitosa Monção

Orient: Laís Maia e Figueiredo

Co-Orient: Francine Fonseca

Avaliador: Marlise