Workshop (FACULDADES PRISMA)
Publicado em: 13/03/2019

Apresentação

O Workshop Faculdades Prisma aconteceu nos dias 23 de Maio de 2018, nas dependências da própria faculdade, o evento foi programado pela Coordenadoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPEX).

Este evento teve como objetivo estimular o aluno a participar de processo criativo conduzido por um professor moderador, responsável por deixar os alunos à vontade e estimular a criatividade sem deixar que o grupo perca o foco.

O evento foi baseado na abordagem de Design Thinking: ferramenta de inovação para empreendedores.

O Design Thinking é uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa, em uma perspectiva de empatia máxima com seus stakeholders (interessados): as pessoas são colocadas no centro de desenvolvimento do produto – não somente o consumidor final, mas todos os envolvidos na ideia (trabalhos em equipes multidisciplinares são comuns nesse conceito).

O processo consiste em tentar mapear e mesclar a experiência cultural, a visão de mundo e os processos inseridos na vida dos indivíduos, no intuito de obter uma visão mais completa na solução de problemas e, dessa forma, melhor identificar as barreiras e gerar alternativas viáveis para transpô-las. Não parte de premissas matemáticas, parte do levantamento das reais necessidades de seu consumidor; trata-se de uma abordagem preponderantemente “humana” e que pode ser usada em qualquer área de negócio.

A razão de sua existência é a satisfação do cliente (interno ou externo), dádiva que só pode ser alcançada quando conhecemos em profundidade suas necessidades, desejos e percepções de mundo.

Como preparação para o evento os professores moderadores e todos participantes do evento passaram por um treinamento de Desing Thinking, visando entender todas as etapas do processo.

Programação do evento

WORKSHOP FACULDADES PRISMA

 

Data de realização: 23 de Maio de 2018

Inscrições: 16/05 ao dia 21/05

Tesouraria aberta nos dias 17 e 18/05

 

Programação para o curso de Administração e Gestão Comercial

19:30 – No ato da inscrição os alunos deverão escolher qual tema gostarão de participar. Os temas para a criação de produtos são:

  • Gestão de pessoas
  • Gestão de processos
  • Aproximando clientes
  • Soluções tecnológicas

Usaremos as metodologias:

Design thinking

Meet up

Brainstorming

 

  • Identificar onde encontrar oportunidades de inovação
  • Descobrir a Oportunidade de Inovação
  • Desenvolver a Oportunidade de Inovação (Produto ou Serviço)
  • Testar as idéias/protótipos
  • Implementar a solução

 

 

  • Encontro informal em que as pessoas conversam de pé, facilitando a circulação e o networking.
  • Grupo de pessoas que se organizam para conseguir investidores.

 

 

  • Tempestade cerebral ou tempestade de idéias. Serve para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo.

 

 

Professores responsáveis pelas diretrizes:

Gestão de pessoas –  Silvânia, Ana Cristina

Gestão de processos – Jaqueline e Marcos

Aproximando clientes – Augusto Guilherme e Eduardo

Soluções tecnológicas – Rodrigo Filgueiras e Reginaldo

 

Local: Faculdades Prisma

Quantidade de alunos: 75 alunos de Administração e Gestão Comercial

Programação para o curso de Licenciamento em Química

 

19:30 – Palestra com Professor Ernane UFMG

Tema: Plantas Medicinais

Monitora: Francine

 

20:30 – Oficina com a Professora Rosana Castro

Tema: Metodologias alternativas no Ensino de Química

Monitora: Marlise

 

1° Momento: Explanação da importância das metodologias alternativas no ensino de Química

 

2° Momento: Experimentação no Ensino de Química: experimentos com materiais alternativos, de baixo custo e fácil aquisição.

Eixo temático a ser trabalhado: Química Forense

 

Experimentos realizados:

  • Revelação de Impressões Digitais
  • Identificação de Sangue
  • Análise de DNA
  • Cromatografia 

 

Local: Faculdades Prisma, sala 15

 

Quantidade de alunos: 35 alunos em Licenciatura em Química